"Eu considero Guaraqueçaba um pequeno mundo dentro do mundo"
- Padre Mário Di Maria - (12/07/1974 - entrevista ao Jornal Diário do Paraná)

3 de outubro de 2012

Elições 2012 em Guaraqueçaba - parte V

        Estes dias uma aluna me contava sobre uma aula que tivera, na qual a professora debatia sobre a democracia e esta mesma aluna, queria saber minha opinião sobre.
        Bem, a democracia ou o governo do povo, sem a menor sombra de dúvida é o melhor sistema, ainda que na prática, não saberia julgar um outro, pois não vivi na ditadura militar, por exemplo, tampouco um comunismo.
        Este mesmo sistema democrático, que nos permite escolher nossos representantes, também, de certa forma, permite que o burlemos, usando de ferramentas ilícitas, portanto antidemocráticas e assim corrompermos o mesmo sistema que nos tornava orgulhosos – ter o poder da decisão.
 
        Já é quase hora de decidirmos o futuro (2013 – 2016) político de nossas cidades... Neste dia 07 de outubro cerca de 6.000 guaraqueçabanos, se não me engano aproximadamente 1.200 que residem em outros municípios, vão às urnas, resolver de uma vez por todas, ao menos é o que se espera, quem assumirá os cargos no executivo e legislativo municipal.
 
        As campanhas foram acirradas, inclusive em outras cidades, Ilha de Valadares (Pguá) por exemplo, onde as placas de candidatos de Guaraqueçaba se confundiam com os daquela cidade, pois sabemos que de lá vêm votar em nossas urnas e ajudam a decidir nosso futuro político grande número de eleitores. Naquela vizinhança, pelo que ouvi dizer, inclusive se oferece ticket alimentação, vale-transporte (ida e volta), acrescidos de R$ 50.00, para eleitores guaraqueçabanos virem votar. Seria verdade??????? Claro que se for verdadeira, acontece “por trás dos panos”. Ninguém precisa saber, mas se espalha rapidamente... e infelizmente é assim que se ganha a política em quase todo Brasil, desonesto.
 
        Os que pregam a democracia ficam se perguntando: “será verdade? Trocaríamos nosso precioso voto por dinheiro?”.
        
        Mas aqui por Guaraqueçaba, parece que muita coisa não é diferente, pois as idas e vindas nas madrugadas parecia coisa de cinema, ao menos pelo que dizem às más línguas. Quem por necessidade é acostumado a abastecer 10, 20 litros de óleo diesel, nestas épocas abastecendo 50, 60, ou mesmo 100 litros, é no mínimo duvidoso a origem de tal...
        Alguns se beneficiam outros defendem opções por ideologias outros é por raiva e ódio de determinada opção mesmo – a política não é levada a sério – parece-me que a desonestidade toma conta de tudo e todos ou quase todos.
 
        Refletia estes dias, o que faz duas senhoras de família educada e honesta, praticantes de uma religião, mães, saírem às ruas com foto de candidatos, denegrindo a imagem de um e difamando a pessoa de outro; Ainda colocaram minha capacidade em jogo, quando me disseram: “você é um professor; é inteligente; deve saber bem o que fazer. Não vote nesse”. Outra a interrompe e logo diz, “esse é vagabundo”, a outra a interrompe também e acrescenta “Deus nos livre que esse coisa ganhe”.
        É, parece brincadeira, mas foi quase assim mesmo... Que pena. O processo político é uma vergonha, e nós eleitores que o fazemos assim.
        Outro veio a duvidar de minha educação e formação, chegando a perguntar se faço uso de drogas ilícitas, pois estava me achando muito “diferente” e afastado. “acho que vota na oposição. Será que não tá usando machonha”.
        E aquele que me parou na rua me indagando “você vota nesse ou nesse. Viram você entrando no comitê de tal candidato”. Não posso mais sequer conversar com amigos em determinados comitês, pois logo, voto ou apoio em determinado candidato (a).
        
        Não era pra ser assim. Os candidatos deveriam é “encarar” seu povo, realizar comícios (ainda é permitido - mas para tal precisamos ter propostas e mostrar o plano de governo); Conseguir reunir o povo com esta finalidade, sem oferecer lingüiçada e cerveja; Aquele que melhor convencer, sim, receberia seu voto. Não foi o que vimos.
        Vimos e ouvimos muita “baixaria” e músicas, mais músicas, mais músicas, inclusive algumas delas muito bem elaboradas e que conseguem, mesmo que acabem as campanhas, ficar “no ouvido” do povo. Eleições não era pra se ganhar quem tem o som mais alto...
 
        È mesmo quase me esqueço... Mas política é isso mesmo, a transformamos num jogo sujo e desonesto, ainda que poucos a pratiquem com honestidade; Mas na grande maioria das vezes, quando entramos no meio, não conseguimos sair e tomamos partidos as vezes que nem nos convencem, passamos a acreditar em coisas que nunca sequer pensamos, etc, etc, etc...
        A democracia? SIM, a democracia é maravilhosa, mas infelizmente o povo é corrupto. Essa ideia de que “a política é isso, um jogo sujo”, amplamente discutida nas ruas, parece que já virou regra. Quem falou que tem que ser assim. A política é uma ferramenta preciosíssima e muito importante para a vida em sociedade...
        O que falar de um cidadão que vende seu voto por óleo, gás de cozinha, cesta básica ou melhor boleto de cartão de crédito vencido para candidato pagar ou mesmo aquele que retirou o botijão de gás do fogão da casa do candidato e levou para sua casa... o pior é que se não damos perdemos o voto. O que vale mais, ganhar a vaga ou manter sua dignidade!
        O que vale mais manter sua ideologia política ou se “enrabichar pro lado de quem ta ganhando?”. São perguntas que devemos responder e suas respostas definirão a vida política de nossa cidade.
 
 
        Aos nossos candidatos aos cargos executivo e legislativo - BOA SORTE.
        Se os meus escolhidos, porventura perderem nas urnas...
        não haverá problema algum, pois os que vencerem, logo, serão também
        meu prefeito e vereador – isso é DEMOCRACIA!
 
                                                         boa votação
 
Esta é a 5ª postagem sobre eleições 2012. Segue o acesso que teve:
1ª: 305 acessos.
2ª: 638 acessos.
3ª: 308 acessos.
4ª: 86 acessos.
 
sempre agradecendo seu acesso e sua divulgação

 

fiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR, ANTES DE COMENTAR LEIA ABAIXO A LÓGICA SIMPLES PARA COMENTÁRIOS... Obrigado por nos visitar, ler, comentar e divulgar - seu novo desafio é se propor a postar - entre em contato...